sábado, abril 28, 2012

Culto No Lar

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Boa tarde imãos,
viemos trazer hoje orientações para o Culto no Lar.

Primeiramente, escolha um dia da semana e o melhor horário de acordo com sua rotina. Lembre-se este será um compromisso com Jesus e os espíritos, então, tenha pontualidade com o dia e hora marcados. Caso você tenha que alterar esta data faça um aviso prévio, através de uma prece. Então, pense com carinho e cuidado na data e no horário para não ficar alterando, pois os amigos espirituais que estarão te auxiliando nesta tarefa tem outros compromissos.

Passo a passo:


  1. Escolha o local em sua casa para realizar esta tarefa.
  2. Separe uma jarra com água para ser fluidificada.
  3. Leia uma  página para abertura do Culto no Lar. Sugiro para esta leitura os livros "Pão Nosso" e/ou "Caminho, Verdade e Vida". Há muitos outros, procure o que você mais se identificar.
  4. Faça um breve comentário sobre a leitura inicial.
  5. Faça uma prece de abertura.
  6. Depois da prece feita, vamos ler o Evangelho Segundo o Espiritismo. Não se apresse na leitura, faça bastantes comentários, você pode comentar sobre algo do dia que esteja relacionado com a leitura. Mas manetnha o foco no estudo!
  7. Faça uma prece de encerramento e não se esqueça de pedir pelos irmãos que se encontram ainda perdidos. Se desejar tenha um papel com o nome e o endereço das pessoas na qual estão sendo mentalizadas na prece.
O culto no lar pode ser feito tanto pela família inteira (inclusive as crianças), quanto sozinho. O importante é fazer! Pois o Evangelho no Lar harmoniza o ambiente e nos conscientiza a buscar nossa renovação dos valores espirituais e morais tendo os ensinamentos de Jesus como direcionamento.
Não há um tempo estipulado, mas recomendo que o Culto no Lar seja feito entre 15 a 30 minutos. Pode parecer pouco mas, este pequeno tempo a se dedicar à tarefa de convidar Jesus a seu lar é dignificante.

"O berço doméstico é a primeira escola e o primeiro templo da alma. Se não aprendemos a viver em paz, entre quatro paredes, como aguardar a harmonia das nações?..." Mensagem do Espírito Neio Lúcio, psicografia de Chico Xavier.
Para finalizar, uma mensagem sobre o Evangelho no Lar...

Povoara-se o firmamento de estrelas, dentro da noite prateada de luar, quando o Senhor, instalado provisoriamente em casa de Pedro, tomou os Sagrados Escritos e, como se quisesse imprimir novo rumo à conversação que se fizera improdutiva e menos edificante, falou com bondade:
- Simão , que faz o pescador quando se dirige para o mercado com os frutos de cada dia?
O apóstolo pensou alguns momentos e respondeu, hesitante:
- Mestre, naturalmente, escolhemos os peixes melhores. Ninguém compra resíduos da pesca. Jesus sorriu e perguntou, de novo:
- E o oleiro? Que faz para atender à tarefa a que se dispõe?
- Certamente, Senhor – redargüiu o pescador, intrigado -, modela o barro, imprimindo-lhe a forma que deseja.O amigo Celeste, de olhar compassivo e fulgurante, insistiu:
- E como procede o carpinteiro para alcançar o trabalho que pretende?
O interlocutor, muito simples, informou sem vacilar:
- Lavará a madeira, usará a enxó* e o serrote, o martelo e o formão. De outro modo, não aperfeiçoará a peça bruta.
Calou-se Jesus, por alguns instantes, e aduziu:
- Assim também, é o lar diante do mundo.
O berço doméstico é a primeira escola e o primeiro templo da alma. A casa do homem é a legítima exportadora de caracteres para a vida comum. Se o negociante seleciona a mercadoria, se o marceneiro não consegue fazer um barco sem afeiçoar a madeira aos seus propósitos, como esperar uma comunidade segura e tranqüila sem que o lar se aperfeiçoe? A paz do mundo começa sob as telhas a que nos acolhemos. Se não aprendemos a viver em paz, entre quatro paredes, como aguardar a harmonia das nações? Se nos não habituamos a amar o irmão mais próximo, associado à nossa luta de cada dia, como respeitar o Eterno Pai que nos parece distante?
Jesus relanceou o olhar pela sala modesta, fez pequeno intervalo e continuou:
- Pedro, acendamos aqui, em torno de quantos nos procuram a assistência fraterna, uma claridade nova. A mesa de tua casa é o lar de teu pão. Nela, recebes do Senhor o alimento para cada dia. Por que não instalar, ao redor dela, a sementeira da felicidade e da paz na conversação e no pensamento? O Pai, que nos dá o trigo para o celeiro, através do solo, envia-nos a luz através do céu. Se a claridade é a expansão dos raios que constituem, a fartura começa no grão. Em razão disso, o Evangelho não foi iniciado sobre a multidão, mas, sim, no singelo domicílio dos pastores e dos animais.
Simão Pedro fitou no Mestre os olhos humildes e lúcidos e, como não encontrasse palavras adequadas para explicar-se, murmurou, tímido:
- Mestre, seja feito como desejas.
Então Jesus, convidando os familiares do apóstolo à palestra edificante e à meditação elevada, desenrolou os escritos da sabedoria e abriu, na Terra, o primeiro culto cristão do Lar.


* Ferramenta de cabo curvo e lâmina de aço, usado para desbastar madeira em carpintaria e tanoaria. 

(Do livro "Jesus no Lar", pelo Espírito Neio Lúcio, Francisco Cândido Xavier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário